quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Apresentação



No ano de 2009 o violinista Ayran Nicodemo fez uma participação especial no show do músico Hermeto Pascoal, durante o Festival de Inverno da UFSJ, após esse show aconteceu uma reunião de músicos e artistas na rua Mal. Bitencourt, lá Ayran conheceu o violonista Juliano Camara, músico natural de Tiradentes. Além da empatia entre os dois, a descoberta que estudariam na mesma universidade, na cidade do Rio de Janeiro, abriu as portas para o início de um projeto musical conjunto norteado pela musica brasileira e autoral. O Trio consolidou-se definitivamente no início de 2011 nos corredores da Unirio, com a entrada da percussionista Clarice Maciel. Mais tarde a percussionista seria substituida pelo baterista Nando Menezes . Desde então o Trio tem se apresentado semanalmente em casas de show na cidade do Rio de Janeiro. A relação do Ayran Nicodemo Trio com Minas Gerais é muito forte, apresentações na cidade histórica de Tiradentes são frequentes, destacam-se o XV e XVI Festival de Cultura e Gastronomia o 1º Festival de Vinho e Jazz, o show realizado em 27 de julho de 2013 no Centro Cultural Yves Alves e o show na virada no ano no Largo das Forras.
No processo de construção da identidade do Trio podemos destacar a busca pela sonoridade do violino cigano que, misturado à linguagem rítmica brasileira, cria uma estética singular. Outro aspecto importante a ser destacado é a música de concerto que está presente nos estudos diário dos músicos integrantes do grupo.




Ouça o Ayran Nicodemo Trio:



Baru ( Juliano Camara)



O nome é inspirado no universo agreste de Minas Gerais. Baru é uma amêndoa comestível do Cerrado. A música traz o modalismo (principalmente o modo Dórico) como base. O ritmo é uma mescla de baião e maracatu que em determinado momento se vê roupado por escalas mouras e ciganas.


Lua ( Ayran Nicodemo)



Inspirada no universo Cigano, a  surpresa nessa música está na diferença entre suas partes: Primeira parte calma e introdutória (deslocamento lento das tribos nômade com suas carroças) se contrapondo subitamente a uma parte rápida e vigorosa ( A festa ao redor da fogueira nas noites de luar). Ao mesmo tempo a ‘levada’ e o ‘gingado’ da melodia e do acompanhamento possui algum material do universo do Jazz Americano. Por último a sobreposição de polirritmias remete também à riqueza rítmica africana das tensões entre apoios de 3, 4 e 5 tempos.


Afrossambas ( Baden e Vinicius)


Aqui o trio apresenta a sua versão da clássica tríade Berimbau/Consolação/Canto de Ossanha, música que integram o repertório de afro-sambas compostos pela dupla célebre da música brasileira: Baden Powell e Vinicius de Morais.






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